Tenant Mix: você sabe o que é?
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LEIA MAISConhecer a opinião de clientes e de gestores por meio de um feedback constante se reverte em mais produtividade e em tomada de decisões mais adequadas
O feedback na empresa é uma das principais bases para o aumento da produtividade. Esse cuidado dos gestores pode ser o empurrão que falta para o seu negócio ter uma performance ainda mais elevada. Uma pesquisa realizada pela Gallup mostrou que oito a cada dez colaboradores que recebem retornos relevantes são mais empenhados em suas atividades.
Em um outro recorte do estudo, a consultoria descobriu que o feedback na empresa, quando é diário em vez de mais espaçado, tende a fazer com que os colaboradores sejam ainda mais efetivos, ampliando a motivação e o desejo por fazer um trabalho “excepcional”.
E o feedback não deve partir apenas dos gestores ou líderes empresariais – que levam em conta a estratégia do negócio. É fundamental que as opiniões e avaliações dos clientes sejam levadas em conta na hora de tomar decisões que impactem no futuro. Afinal de contas, os consumidores são o público que efetivamente consome um produto ou serviço.
Você sabia que existe mais de um tipo de shopping? Conheça alguns deles neste artigo!
Um dos desafios das empresas é: como obter feedbacks efetivos dos clientes? Atualmente, com o mundo digital, isto se tornou muito mais tranquilo e pode ser planejado de forma adequada pelas equipes responsáveis. Algumas das possibilidades são:
Para clientes das lojas, é possível aproveitar aplicativos e pedir a opinião deles sobre a experiência que tiveram em sua loja: da localização e estacionamento ao pós-venda. É possível fazer o envio desses questionários por e-mail de acordo com a sua base de clientes ou mesmo inserir QR Code ou caminhos nas notas fiscais.
Uma das formas de incentivar a participação é dar descontos em retornos futuros.
Nesse caso, é preciso ter uma equipe que seja capaz de apenas observar todas as menções que um negócio recebe em suas redes sociais e se são positivas, negativas ou neutras. Além de dados quantitativos, é importante considerar também as questões qualitativas a respeito da localização, do serviço ou produto, do atendimento, do pós-venda, entre outros.
Trata-se de um método um pouco mais caro do que os anteriores, mas que pode ser efetivo, especialmente no lançamento de produtos ou em questões mais estratégicas, como decidir a localização de um novo estabelecimento. As entrevistas individuais podem ser feitas com clientes recorrentes, enquanto os grupos de foco costumam ter interações e métodos muito claros.
Quer fazer a locação de uma loja? Descubra cinco dicas importantes para ter mais tranquilidade!
1) Melhoria contínua: Feedback constante e de forma assertiva fornece informações valiosas sobre o desempenho da empresa, seus produtos ou serviços. Com base nesses insights, a empresa pode identificar oportunidades de melhoria e implementar mudanças esperadas pelo público.
2) Cultura de melhoria – Em empresas preocupadas em dar feedbacks constantes, cria-se uma cultura de melhoria, na qual todos os colaboradores buscam a excelência em suas áreas de atuação. Pela facilidade com que se corrigem rotas e estratégias, diminui-se o risco de interpretações falhas sobre os retornos entre líderes e suas equipes.
3) Engajamento de funcionários: Feedback na empresa vale para clientes e funcionários. Esse processo contínuo e repetitivo ajuda a engajar os funcionários, destacando suas áreas de sucesso e identificando oportunidades de desenvolvimento, refletindo na retenção de talentos.
4) Tomada de decisão adequada: Ao receber feedback de clientes, funcionários e outros interessados, a empresa pode tomar decisões mais assertivas. Esse processo pode repercutir sobre o desenvolvimento de produtos, de estratégias e muito mais.
5) Fidelização: Quando os clientes sentem que sua opinião é valorizada e que a empresa responde ativamente aos retornos, eles tendem a se tornar mais leais à marca. A fidelidade é benéfica sob a perspectiva econômica e, em muitos casos, pode fazer com que os consumidores se tornem também defensores da marca – o que é muito importante no contexto de redes sociais.
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– JG1698
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