27 maio 2024

Você sabe por que o feedback na empresa é importante?

Gerenciamento de equipes
Você sabe por que o feedback na empresa é importante?

Conhecer a opinião de clientes e de gestores por meio de um feedback constante se reverte em mais produtividade e em tomada de decisões mais adequadas

O feedback na empresa é uma das principais bases para o aumento da produtividade. Esse cuidado dos gestores pode ser o empurrão que falta para o seu negócio ter uma performance ainda mais elevada. Uma pesquisa realizada pela Gallup mostrou que oito a cada dez colaboradores que recebem retornos relevantes são mais empenhados em suas atividades.

Em um outro recorte do estudo, a consultoria descobriu que o feedback na empresa, quando é diário em vez de mais espaçado, tende a fazer com que os colaboradores sejam ainda mais efetivos, ampliando a motivação e o desejo por fazer um trabalho “excepcional”.

E o feedback não deve partir apenas dos gestores ou líderes empresariais – que levam em conta a estratégia do negócio. É fundamental que as opiniões e avaliações dos clientes sejam levadas em conta na hora de tomar decisões que impactem no futuro. Afinal de contas, os consumidores são o público que efetivamente consome um produto ou serviço.

Você sabia que existe mais de um tipo de shopping? Conheça alguns deles neste artigo!

Como obter feedbacks de clientes?

Um dos desafios das empresas é: como obter feedbacks efetivos dos clientes? Atualmente, com o mundo digital, isto se tornou muito mais tranquilo e pode ser planejado de forma adequada pelas equipes responsáveis. Algumas das possibilidades são:

– Pesquisas online

Para clientes das lojas, é possível aproveitar aplicativos e pedir a opinião deles sobre a experiência que tiveram em sua loja: da localização e estacionamento ao pós-venda. É possível fazer o envio desses questionários por e-mail de acordo com a sua base de clientes ou mesmo inserir QR Code ou caminhos nas notas fiscais.

Uma das formas de incentivar a participação é dar descontos em retornos futuros.

– Monitoramento de mídias sociais

Nesse caso, é preciso ter uma equipe que seja capaz de apenas observar todas as menções que um negócio recebe em suas redes sociais e se são positivas, negativas ou neutras. Além de dados quantitativos, é importante considerar também as questões qualitativas a respeito da localização, do serviço ou produto, do atendimento, do pós-venda, entre outros.

– Entrevistas individuais ou em grupo

Trata-se de um método um pouco mais caro do que os anteriores, mas que pode ser efetivo, especialmente no lançamento de produtos ou em questões mais estratégicas, como decidir a localização de um novo estabelecimento. As entrevistas individuais podem ser feitas com clientes recorrentes, enquanto os grupos de foco costumam ter interações e métodos muito claros.

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5 benefícios do feedback na empresa

1) Melhoria contínua: Feedback constante e de forma assertiva fornece informações valiosas sobre o desempenho da empresa, seus produtos ou serviços. Com base nesses insights, a empresa pode identificar oportunidades de melhoria e implementar mudanças esperadas pelo público.

2) Cultura de melhoria – Em empresas preocupadas em dar feedbacks constantes, cria-se uma cultura de melhoria, na qual todos os colaboradores buscam a excelência em suas áreas de atuação. Pela facilidade com que se corrigem rotas e estratégias, diminui-se o risco de interpretações falhas sobre os retornos entre líderes e suas equipes.

3) Engajamento de funcionários: Feedback na empresa vale para clientes e funcionários. Esse processo contínuo e repetitivo ajuda a engajar os funcionários, destacando suas áreas de sucesso e identificando oportunidades de desenvolvimento, refletindo na retenção de talentos.

4) Tomada de decisão adequada: Ao receber feedback de clientes, funcionários e outros interessados, a empresa pode tomar decisões mais assertivas. Esse processo pode repercutir sobre o desenvolvimento de produtos, de estratégias e muito mais.

5) Fidelização: Quando os clientes sentem que sua opinião é valorizada e que a empresa responde ativamente aos retornos, eles tendem a se tornar mais leais à marca. A fidelidade é benéfica sob a perspectiva econômica e, em muitos casos, pode fazer com que os consumidores se tornem também defensores da marca – o que é muito importante no contexto de redes sociais.

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