Tenant Mix: você sabe o que é?
Conceito defende a variedade e a diversificação de lojas em um mall, tornando-se fundamental para a sobrevivência e o...
LEIA MAISOs edifícios com certificações Leed no Brasil se concentram em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba que lideram o ranking de construções sustentáveis no país
O Brasil é o quinto país do mundo em edifícios com certificação LEED, de acordo com o anuário do Green Building Council(GBC). São mais de 1,8 mil edificações em processo ou que já obtiveram os diferentes selos possíveis: “LEED”, “LEED Silver”, “LEED Gold” e “LEED Platinum”, conforme o nível de pontuação obtido nos critérios avaliados.
Conforme explicamos neste artigo, essa certificação significa vantagens sociais e ambientais, como, por exemplo: redução média de 25% em consumo de energia; queda de 40% a 60% no uso de água; diminuição de 80% do que é despejado em aterros sanitários; e melhora de 8 a 11% na produtividade dos colaboradores.
Não à toa, muitas organizações estão buscando esse tipo de confirmação para desenvolver suas estratégias de ESG, sigla que representa boas práticas nos meios social, ambiental e em governança. É um caminho para garantir a mensuração das iniciativas adotadas em prol da mitigação dos impactos sociais e ambientais causados em termos de ocupação dos escritórios.
Parte deste interesse se deve ao aumento da circulação de recursos para empresas ambientalmente responsáveis. De acordo com o relatório Global Sustainable Investment Review (GSIR), o aporte de recursos em ESG atingiu US$ 35,3 trilhões, registrando um crescimento de 15% em dois anos, considerando apenas os Estados Unidos, Japão, Austrália, Ásia e Europa. Trata-se de um movimento global que também engloba o Brasil e a América Latina.
É possível perceber que a maioria dos edifícios já certificados estão nas regiões Sudeste e Sul, conforme a tabela divulgada pelo GBC. As três principais cidades com o maior volume são:
– São Paulo, com 284 edificações;
– Rio de Janeiro, com 79;
– Curitiba, com 35.
Quando se consideram também os edifícios em processo para obter a certificação LEED no Brasil, a lógica segue entre as três principais cidades do país, mas é possível perceber que esse movimento está se expandindo para outros municípios e regiões, como a Centro-Oeste e Nordeste:
– São Paulo, 577 edifícios.
– Rio de Janeiro, 138.
– Curitiba, 58.
– Brasília, 39.
– Campinas, 29.
– Barueri, 28.
– Porto Alegre, 27.
– Fortaleza, 22.
– Belo Horizonte e Guarulhos, com 21.
Um dos aspectos que amplia os benefícios da certificação é o fato de ter estabelecido um padrão global. Ou seja, as avaliações seguem os mesmos critérios em qualquer lugar do globo. São sete grandes critérios levados em consideração: espaço sustentável, eficiência do uso da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade ambiental interna, inovação e processos e localização e transporte.
Já abordamos anteriormente os caminhos para reduzir o impacto ambiental da construção civil. O investimento em eficiência dessas obras cresceu 40% nos últimos 6 anos, conforme o Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (Unep). Nesse sentido, a Certificação LEED no Brasil resulta em vantagens nas esferas econômica, social e ambiental:
– Diminuição de custos operacionais e riscos regulatórios;
– Valorização do imóvel para revenda ou arrendamento;
– Aumento na velocidade de ocupação e de retenção de pessoas;
– Menor obsolescência da edificação.
– Melhora na segurança, no bem-estar e priorização da saúde dos trabalhadores e ocupantes;
– Inclusão social e aumento do senso de comunidade;
– Capacitação profissional e conscientização de trabalhadores e usuários;
– Aumento da produtividade do funcionário; melhora na recuperação de pacientes (Hospitais); melhora no desempenho de alunos (Escolas); aumento no ímpeto de compra de consumidores (Comércios).
– Incentivo a fornecedores com maiores responsabilidades socioambientais e a políticas públicas de fomento à Construção Sustentável.
– Uso racional e redução da extração dos recursos naturais;
– Redução do consumo de água e energia;
– Mitigação dos efeitos das mudanças climáticas;
– Opção por materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental;
– Redução, tratamento e reuso dos resíduos da construção e operação.
Sua organização está buscando um local alinhado às boas práticas de ESG? Conheça os empreendimentos da Víncere Locações com a certificação LEED Gold:
– JG1698;
Conceito defende a variedade e a diversificação de lojas em um mall, tornando-se fundamental para a sobrevivência e o...
LEIA MAISTer o conhecimento de todas as obrigações tributárias auxilia a deixar sua empresa em dia e evita penalidades por...
LEIA MAISMotivos diversos podem causar uma quebra de contrato de aluguel imediata; saiba o que fazer, independentemente do lado em...
LEIA MAISUtilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.