09 junho 2022

Curitiba é a segunda capital do país em ambiente de negócios: por que ter uma sala corporativa na cidade?

Curiosidades
Curitiba é a segunda capital do país em ambiente de negócios: por que ter uma sala corporativa na cidade?

Porta de entrada da Região Sul, a capital do Paraná se destacou no Índice de Concorrência dos Municípios, elaborado pelo Ministério da Economia

Curitiba foi considerada a segunda melhor capital do país em ambiente de negócios, segundo o Índice de Concorrência dos Municípios (ICM), realizado e desenvolvido pelo Ministério da Economia. Ter uma sala corporativa na cidade pode ser um diferencial para empresas por ser a porta de entrada para a Região Sul, assim como a proximidade de complexos logísticos, como o Porto de Paranaguá.

Ao todo, a avaliação foi realizada em 61 municípios com mais de 500 mil habitantes. O resultado colocou Curitiba na terceira colocação geral e a segunda capital do país, atrás apenas respectivamente de Sorocaba e Belo Horizonte. No total, foram avaliados 450 indicadores, que variam de leis, ferramentas e ações realizadas pelo poder público para atrair, fomentar e facilitar a permanência de negócios.

O critério para chegar ao resultado se baseia em três eixos. Eles foram definidos a partir de um entendimento do Banco Mundial sobre o ambiente de negócios, especialmente o conjunto de condições alheias ao controle das empresas, mas que influenciam na rotina das organizações:

1) Acessando o mercado local, que aborda a infraestrutura, uso do solo, oportunidades para empreender e construir nos municípios;

2) Competindo com agentes já estabelecidos, que trata da regulação urbanística, liberdade econômica e concorrência em serviços públicos.

3) Atuando sob um ordenamento íntegro e justo, que analisa temas como segurança jurídica, contratação com o poder público e tributação.

No relatório de apresentação dos resultados, a Secretaria de Advocacia da Concorrência e Competitividade (SEAE) explica que a iniciativa tem um objetivo ousado: “criar uma ferramenta que possa transversalmente analisar o ambiente concorrencial municipal por meio da coleta e geração de dados e informações, de forma a promover o avanço contínuo da qualidade regulatória”.

Algumas instituições foram referência para o ICM: Easiness of Doing Business, do Banco Mundial; Product Market Regulation, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE); e Global Competitiveness Index, do Fórum Econômico Mundial. “Mais importante que comparar é proporcionar uma ferramenta de diagnóstico e identificação de boas práticas aos municípios brasileiros”, diz a análise.

Como Curitiba fica em relação ao país?

A média nacional obtida pelas cidades foi de 466 pontos. A título de comparação, Curitiba teve “nota” de 541,2 pontos, enquanto Belo Horizonte e Sorocaba atingiram, respectivamente, 581,8 e 582,7. A média da Região Sul foi de 478,1 pontos, abaixo apenas da Região Sudeste (487,1).

Não à toa, os resultados ficaram abaixo do esperado pelos responsáveis pela iniciativa: “As performances dos municípios, como um todo, foram abaixo do esperado, tendo a média nacional sido um score de aproximadamente 466/1000”, afirma. “As piores performances médias se deram no quesito de liberdade econômica, seguido de segurança jurídica e licenciamento de obras sucessivamente”, ressalta.

Nos 9 critérios avaliados, a capital paranaense teve desempenho superior à média nacional e da região Sul, exceto em dois aspectos: Segurança Jurídica e Contratando com o Poder Público. Em matéria publicada no site da prefeitura de Curitiba, o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento de Curitiba, Cristiano Hotz, afirmou que a cidade está trabalhando para desburocratizar os negócios.

“Curitiba vem fazendo um trabalho consistente para melhorar o ambiente de negócios. Dentre as várias ações, buscamos desburocratizar ao máximo, com a ampliação de 242 para 545, o número de atividades incluídas na lei de liberdade econômica, que dispensa alvarás e licenças para abertura de empresas”, diz.

Curitiba, uma referência

A capital do Paraná é uma referência entre as cidades do país, especialmente devido ao seu transporte público, que induziu o crescimento da cidade. A facilidade e a agilidade para se deslocar fazem com que a cidade ganhe pontos entre as empresas que planejam a sua expansão para o estado ou região, buscando uma sala corporativa.

Além disso, o município também se destaca nos quesitos como limpeza urbana, reciclagem e uso eficiente de recursos como água e luz. Nesse sentido, seguindo uma política de ESG (Environment, Social e Governance, na sigla em inglês), a escolha da capital paranaense para a presença de uma sala corporativa pode ser importante do ponto de vista de marketing e valorização da imagem empresarial.

Nesse contexto, o município oferece opções de locação de sala corporativa em edifícios com certificações ambientais, conforme explicamos neste artigo do blog. Trata-se de um cuidado não só com a imagem de negócios, mas também com a saúde dos colaboradores, já que beneficiam a sua de seus ocupantes, resultando em um aumento de produtividade.

Sala corporativa em Curitiba

Está interessado? A Víncere Locações conta com três edifícios comerciais:

Neo Corporate

World Business

JG1698

(Fotos: Unsplash (interna) e Daniel Castellano (externa))

Posts Relacionados

Work-life balance: saiba a importância de se ter
17 junho 2024

Work-life balance: saiba a importância de se ter

Termo em inglês se refere ao equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal para os colaboradores de empresas,...

LEIA MAIS Seta
Como será o mercado de trabalho em 2030?
10 junho 2024

Como será o mercado de trabalho em 2030?

Listamos 7 características que devem ser importantes para as profissionais atraírem o olhar das empresas, considerando a evolução da...

LEIA MAIS Seta
Como montar um escritório confortável e eficiente?
03 junho 2024

Como montar um escritório confortável e eficiente?

Um escritório confortável deve ser focado na produtividade e no bom rendimento dos colaboradores, sem deixar de lado a...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.