15 maio 2020

Como empresas podem conscientizar os colaboradores sobre COVID-19

Geral
Como empresas podem conscientizar os colaboradores sobre COVID-19

É fato que a pandemia de Coronavírus tem proporcionado mudanças na forma como pessoas se relacionam no Brasil e no mundo. Conscientizar os colaboradores sobre COVID-19 não seria diferente.  

Afinal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, o ideal é manter o distanciamento social com objetivo de reduzir o contágio e não superlotar o Sistema Único de Saúde. 

Nesse sentido, empresas têm optado por férias coletivas, home office, suspensão de viagens e eventos.  

Além dessas medidas é preciso conscientizar os colaboradores sobre a importância dessas medidas para manterem-se saudáveis durante esse período. Pensando nisso, separamos as principais dicas. Confira: 

O que é COVID-19? 

Primordialmente o novo Coronavírus descoberto em 31 de dezembro de 2019 faz parte do grupo de vírus que proporcionam infecções respiratórias. Sendo seu primeiro registro localizado na China, esse vírus provoca a doença chamada de COVID-19. 

Quais são os principais sintomas da doença: 

Portanto nos seres humanos, o covid-19 pode apresentar os seguintes sintomas:  

  • Febre alta 
  • Tosse 
  • Falta de ar 
  • Dificuldade para respirar 

Entretanto em alguns casos, a doença pode se manifestar através de tosse, coriza, congestão nasal e diarreia. Sintomas semelhantes a uma gripe comum.  

Como evitar o contágio e conscientizar os colaboradores sobre o COVID-19? 

A OMS tem apresentado medidas individuais para evitar o contágio de pessoa para pessoa, forma que apresenta maior índice de transmissão. Dentre as principais orientações destacam-se:  

  • Usar máscaras de proteção
  • Higienizar as mãos com água e sabão com maior frequência e duração de 20 segundos 
  • Usar álcool em gel 70% 
  • Cobrir a boca ao tossir e espirrar 
  • Evitar contato das mãos com olhos e nariz 
  • Evitar compartilhamento de itens pessoais 
  • Higienização constante de itens pessoais 

Como manter a minha empresa segura? 

Com base nas recomendações indicadas pelo OMS já é possível ter uma ideia de conscientização, higiene e distanciamento social são o melhor para reduzir o percentual de contágio. 

Nesse sentido, mantenha uma comunicação clara entre empresa e colaboradores sobre a situação atual. Considerando tanto o aspecto financeiros, de saúde e próximos passos para que todos entendam realmente o que está por vir.  

Além disso, reforce com os colaboradores os sintomas e medidas de proteção individuais através de uma comunicação personalizada de sua empresa.  

Posts Relacionados

Work-life balance: saiba a importância de se ter
17 junho 2024

Work-life balance: saiba a importância de se ter

Termo em inglês se refere ao equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal para os colaboradores de empresas,...

LEIA MAIS Seta
Como será o mercado de trabalho em 2030?
10 junho 2024

Como será o mercado de trabalho em 2030?

Listamos 7 características que devem ser importantes para as profissionais atraírem o olhar das empresas, considerando a evolução da...

LEIA MAIS Seta
Como montar um escritório confortável e eficiente?
03 junho 2024

Como montar um escritório confortável e eficiente?

Um escritório confortável deve ser focado na produtividade e no bom rendimento dos colaboradores, sem deixar de lado a...

LEIA MAIS Seta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.