28 agosto 2020

4 dicas essenciais para criar um bom ambiente de trabalho

Geral
4 dicas essenciais para criar um bom ambiente de trabalho

Criar um bom ambiente de trabalho torna o dia a dia muito mais leve e agradável, considerando que passamos boa parte de nosso tempo, de segunda a sexta-feira, convivendo com nossos colegas de empresa. Além disso, essa convivência harmoniosa ajuda a melhorar o desempenho, com mais colaboração entre as pessoas, tanto nos projetos individuais, quanto naqueles em equipe.  

Mesmo que tenhamos conhecimento disso, pode ser complicado criar um bom ambiente de trabalho. Afinal, cada colaborador tem sua personalidade e estilo de trabalhar, com diferenças que podem gerar conflitos, se não forem bem administradas. Essas situações sempre irão acontecer, é claro, mas, com boa vontade e atitudes simples, é possível lidar com elas da melhor forma e manter uma convivência agradável, de maneira geral.  

Sendo assim, o blog do World Business traz hoje as quatro dicas mais importantes para você criar um bom ambiente de trabalho, na sua empresa.  

1. Colocar-se no lugar do outro 

A habilidade de analisar as situações colocando-se no lugar da outra pessoa — a empatia — é uma das coisas mais importante para uma convivência harmoniosa entre os colegas de trabalho. Afinal, a maioria das discussões no mundo corporativo surgem de defesas aguerridas de pontos de vista diferentes, não é mesmo? 

Então, mesmo que você e outra pessoa não concordem, é importante se esforçar para entender porque o outro agiu daquela maneira. Será que, se você estivesse no lugar da pessoa e tivesse a mesma bagagem que ela tem, não pensaria da mesma maneira? Fazer esse tipo de reflexão ajuda a evitar conflitos e ajuda a buscar um denominador comum. 

2. Ter atitudes positivas 

Todo mundo tem dias que acorda com o pé esquerdo ou está passando por problemas pessoais, mas ninguém gosta de trabalhar com pessoas que sempre veem as coisas de forma negativa: só fazem críticas aos colegas, só enxergam os obstáculos nos projetos, estão sempre cabisbaixos, entre outras atitudes.  

Por isso, é interessante buscar manter atitudes mais positivas no dia a dia — de modo que os colaboradores sintam que podem contar uns com os outros para somar.  

3. Criar momentos extra-trabalho entre a equipe 

Manter outros momentos de convivência e troca, entre os colaboradores, pode contribuir muito para criar um bom ambiente de trabalho. Esses momentos podem ocorrer de forma mais simples, como em almoços e happy hours. Ou, então, podem ser criadas ações específicas, como dinâmicas de grupo ou ações voluntárias, que ajudam a criar um vínculo emocional mais forte entre o time. Chamar a equipe para arrecadar alimentos, passar um dia em uma instituição ou irem todos juntos doar sangue são algumas ideias para isso. 

4. Trabalhar em um local agradável 

Por fim, quem não se sente melhor em um ambiente espaçoso, seguro, bem decorado e com boa iluminação? Pois é! Muitas pessoas se esquecem disso, mas ter um escritório em que sua equipe se sinta confortável é um dos pontos mais importantes para que elas mantenham o bom humor — e, por consequência, criem um bom ambiente de trabalho. 

O World Business é o edifício ideal para isso, com salas comerciais espaçosas, uma bela vista da cidade e ótima iluminação. Além disso, fica em uma localização privilegiadíssima, no melhor do Centro Cívico, tornando o dia a dia dos colaboradores muito mais agradável. Clique aqui para saber mais sobre o edifício e conferir as salas comerciais disponíveis. 

Posts Relacionados

Quais as vantagens de locar uma laje corporativa
30 junho 2022

Quais as vantagens de locar uma laje corporativa

Espaços de alto padrão costumam ocupar um andar inteiro ou boa parte dele, dando autonomia para as companhias modificarem...

LEIA MAIS Seta
Certificações de edifícios impactam na estratégia de ESG
21 junho 2022

Certificações de edifícios impactam na estratégia de ESG

Organizações buscam formas para comprovar suas boas práticas: selos de certificação mostram redução no consumo de energia e água,...

LEIA MAIS Seta
Por que investir em isolamento acústico na sala comercial?
14 junho 2022

Por que investir em isolamento acústico na sala comercial?

Ter sucesso nesta empreitada resulta em vantagens para os colaboradores e para os clientes, que não são incomodados com...

LEIA MAIS Seta
Whatsapp

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.